Tipos de Obesidade:



Obesidade androíde, adbminal ou visceral- quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo (tronco) , sobretudo no abdómen, tipicamente no homem, dá-se o nome de obesidade adbminal, enquanto que a obesidade visceral está associada a complicações metabólicas, como por exemplo a diabetes tipo 2, dislipidémia e a doenças cardiovasculares (por exemplo : a hipertensão arterial, a doença coronária ,a doença vascular cerebral, síndroma do ovário poliquístico e a disfunção endotelial. A associação da obesidade a estas doenças depende da gordura intra-abdominal e não da gordura total do corpo.




Obesidade do tipo ginóide- quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região das coxas e dos glúteos, este tipo de obsidade em geral aparece nas mulheres.













Obesidade infantil- Segundo a comissão Europeia , Portugal ,está entre os países com um maior número de crianças obesas . Mais de 30% das crianças entre os 7 e os 9 anos , têm excesso de peso ou são obesas , existe mais casos desta doença no sexo feminino do que no masculino . A região onde é maior o número de crianças obesas é no Alentejo .













Obesidade morbida - Pode designar-se ' extremamente elevada' ou 'muito grave' , tem como consequência principal a redução de qualidade de vida da pessoa. É a segunda causa de morte (evitável ) no mundo ( a primeira são os acidentes de aviação ). Diz-se que a pessoa sofre desta doença , quando o índice de massa corporal é igual ou superior a 40.
Os sintomas desenvolvem-se lentamente ao longo de um largo período de tempo , isto é , considerado doença crónica .

Sem comentários:

Enviar um comentário